Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB 3.1.
Avatar do usuário
maxwerner
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2015, 11:52
Nome Real: Max Werner

Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por maxwerner »

### Edit ###

Fiz o formulário, está postado aqui abaixo.

#######

Qual a URL do seu fórum: forum.clubedoomegabrasil.com.br
Tipo de Hospedagem: Pago
Qual a versão do phpBB: phpBB 3.1.6
É um novo ou uma conversão: Update de uma versão phpBB3
Usuário de teste: Usuário: nao disponivel Senha: nao disponivel
Estilos instalados: prosilver
Modificações instaladas: nenhuma
Qual seu nivel de experiência: Intermediario
Quando começou o problema: ao trocar de servidor/hospedagem
Descreva seu problema: Tenho um fórum hospedado (phpbb 3.1.6 em pt-br) em /forum. ou seja, URL/forum e voce acessa o forum.

comprei outra hospedagem com outro domínio. Preciso passar o forum do local antigo para o novo. Ou seja, de URL1/forum para URL2/forum.

Claro que preciso mover os arquivos e banco de dados... do host antigo para o novo.

Fiz algumas tentativas, todas sem sucesso (e entre cada uma, eu apagava e desinstalava tudo do host novo, e começava do zero):

- Baixei todo o conteudo da pasta /forum no host antigo e subi para a pasta /forum no host novo , exportei o banco de dados usando o phpmyadmin e importei no novo usando o phpmyadmin - nao funcionou.

- instalei o phpbb3.1.6 pt-br (funcionou OK) no host novo. Depois subi o forum antigo por cima no host novo (sobrescrevi a pasta forum com a que eu já tenho do antigo host) e importei o banco de dados. nao funcionou.

- já tentei trocar no script do banco de dados a referencia do banco de dados (
-- Banco de Dados: `u373777984_typyt (troquei o nome de usuario e o nome do banco no script todo)
-- Estrutura da tabela `zskq_acl_groups` (troquei o zskq_ pelo nome utilizado no forum atual ou até por um novo)
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `zskq_acl_groups` ( -- aqui tambem troquei o zskq por outro nome , assim como no resto do script)
`group_id` mediumint(8) unsigned NOT NULL DEFAULT '0........... bla bla bla)


NADA funcionou. E atualmente estou com um problema de acesso negado.

segui vários tutoriais, videos, li bastante sobre como fazer isso. me pareceu ser bem simples (tenho certa intimidade com informatica), MAS nao é. Existem pequenos detalhes que nao conheço, mas aprendo rápido, desde que com alguma instrução.

Como tenho o meu servidor novo para ser laboratório, testei bastante coisa. mas é um universo grande para ter conhecimento autodidata em 10 dias rss

Peço a gentileza de quem tiver disposição para me dar uma ajuda...

Obrigado desde já!

(forum.clubedoomegabrasil.com.br)

Max Werner


Gerado em Qua Nov 18, 2015 01:21


############################
[post original]

Olá a todos!

tenho um fórum hospedado (phpbb 3.1.6 em pt-br) em /forum. ou seja, URL/forum e voce acessa o forum.

comprei outra hospedagem com outro domínio. Preciso passar o forum do local antigo para o novo. Ou seja, de URL1/forum para URL2/forum.

Claro que preciso mover os arquivos e banco de dados... do host antigo para o novo.

Fiz algumas tentativas, todas sem sucesso (e entre cada uma, eu apagava e desinstalava tudo do host novo, e começava do zero):

- Baixei todo o conteudo da pasta /forum no host antigo e subi para a pasta /forum no host novo , exportei o banco de dados usando o phpmyadmin e importei no novo usando o phpmyadmin - nao funcionou.

- instalei o phpbb3.1.6 pt-br (funcionou OK) no host novo. Depois subi o forum antigo por cima no host novo (sobrescrevi a pasta forum com a que eu já tenho do antigo host) e importei o banco de dados. nao funcionou.

- já tentei trocar no script do banco de dados a referencia do banco de dados (
-- Banco de Dados: `u373777984_typyt (troquei o nome de usuario e o nome do banco no script todo)
-- Estrutura da tabela `zskq_acl_groups` (troquei o zskq_ pelo nome utilizado no forum atual ou até por um novo)
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `zskq_acl_groups` ( -- aqui tambem troquei o zskq por outro nome , assim como no resto do script)
`group_id` mediumint(8) unsigned NOT NULL DEFAULT '0........... bla bla bla)


NADA funcionou. E atualmente estou com um problema de acesso negado.

segui vários tutoriais, videos, li bastante sobre como fazer isso. me pareceu ser bem simples (tenho certa intimidade com informatica), MAS nao é. Existem pequenos detalhes que nao conheço, mas aprendo rápido, desde que com alguma instrução.

Como tenho o meu servidor novo para ser laboratório, testei bastante coisa. mas é um universo grande para ter conhecimento autodidata em 10 dias rss

Peço a gentileza de quem tiver disposição para me dar uma ajuda...

Obrigado desde já!

(forum.clubedoomegabrasil.com.br)

Max Werner
Editado pela última vez por maxwerner em 20 Nov 2015, 13:15, em um total de 1 vez.
henrique.seven2011
Moderador
Moderador
Mensagens: 986
Registrado em: 23 Mar 2012, 13:50
Nome Real: Saulo Henrique

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por henrique.seven2011 »

Editou o arquivo config.php?
Poderia informar todos os passos que vc segui para alterar?
Cloud de Verdade?! Recomendo: Vultr, DigitalOcean e LetsCloud | Freelancer a disposição!
Avatar do usuário
maxwerner
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2015, 11:52
Nome Real: Max Werner

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por maxwerner »

Editei o config.php...

Assim eh como está atualmente:

<?php
// phpBB 3.1.x auto-generated configuration file
// Do not change anything in this file!
$dbms = 'phpbb\\db\\driver\\mysqli';
$dbhost = 'mysql';
$dbport = '';
$dbname = 'u188779306_banco';
$dbuser = 'u188779306_user;
$dbpasswd = 'blablabla;
$table_prefix = 'zskq_';
$phpbb_adm_relative_path = 'adm/';
$acm_type = 'phpbb\\cache\\driver\\file';

@define('PHPBB_INSTALLED', true);
// @define('PHPBB_DISPLAY_LOAD_TIME', true);
// @define('DEBUG', true);
// @define('DEBUG_CONTAINER', true);
banco_forum_novo.png
prefixo_bd_novo.png
###########################

assim é o "original" :

<?php
// phpBB 3.1.x auto-generated configuration file
// Do not change anything in this file!
$dbms = 'phpbb\\db\\driver\\mysqli';
$dbhost = 'mysql';
$dbport = '';
$dbname = 'u373777984_typyt';
$dbuser = 'u373777984_zunyz';
$dbpasswd = 'blablabla';
$table_prefix = 'zskq_';
$phpbb_adm_relative_path = 'adm/';
$acm_type = 'phpbb\\cache\\driver\\file';

@define('PHPBB_INSTALLED', true);
// @define('PHPBB_DISPLAY_LOAD_TIME', true);
// @define('DEBUG', true);
// @define('DEBUG_CONTAINER', true);

banco_forum_antigo.png
banco_antigo.png

Eu nao tenho problema em apagar tudo e começar a operação do zero, novamente, no host novo.

Caso ache mais fácil, ou prático, posso fazer isso tranquilamente. Eu entendo que download/upload de arquivos nao vai fazer diferença alguma. Creio que o problema agora é configuração e permissao de acesso... mas nao sei onde mais mexer, exceto o config.php.

Uma duvida: Eu havia feito uma outra experiencia.... Eu instalei o phpbb 3.1.6 no host novo. Funcionou OK, mas zerado, sem nada de novo. Então tentei "atualizar" aquela instalação com meus dados do forum antigo, mas nao deu certo. Mesmo eu trocando todos os arquivos, e atualizando o banco de dados novo zerado com o dump que fiz do banco antigo, o forum nao mudava em nada.

É mais fácil fazer isso? É possível? instalar um phpbb e "atualizar" ele?

Sim, desinstalei o phpbb do host novo, depois que nao consegui atualizar.

No aguardo e obrigado pelo apoio...

Max Werner
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
henrique.seven2011
Moderador
Moderador
Mensagens: 986
Registrado em: 23 Mar 2012, 13:50
Nome Real: Saulo Henrique

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por henrique.seven2011 »

Em vez de atualizar o phpBB, procure instalar a versão mais recente, caso for começar do zero. Caso não tenha nenhuma modificação realizada, não vejo problema em reinstalar do zero, já que não vai perder nada.
Cloud de Verdade?! Recomendo: Vultr, DigitalOcean e LetsCloud | Freelancer a disposição!
Avatar do usuário
maxwerner
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2015, 11:52
Nome Real: Max Werner

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por maxwerner »

Henrique,
acho que me expliquei mal. O que nao tenho problema em fazer é destruir tudo que há no host novo e começar novamente.... Mas preciso de todo o conteudo (usuario, regras, foruns) do host antigo no novo. Ou seja, preciso fazer uma réplica do forum antigo no servidor novo, e aí sim quis dizer que nao tenho problemas em zerar tudo de novo no servidor novo para poder subir os dados antigos...

consegui melhorar?

Obrigado
Avatar do usuário
Leinad4Mind
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Fev 2012, 11:29

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por Leinad4Mind »

Isto é um processo bem simples. Moroso, mas simples.
Basta transferir todo o forum via FTP para seu computador e upar para o novo servidor (todos os ficheiros, incluindo o config).

Depois basta fazer dump de TODO o banco de dados para o seu computador e depois meter no novo. Isto tem de ficar bem feito. Por vezes se a base de dados tiver muitos megas, podem surgir problemas.

Depois disso, é so alterar o config.php para os dados do novo banco de dados e já está!
Avatar do usuário
LucasLV
Moderador
Moderador
Mensagens: 711
Registrado em: 18 Out 2013, 04:40

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por LucasLV »

Olha, isso de exportar e importar banco de dados é a maior dor de cabeça que alguem pode ter. Eu sempre segui o tuturial do phpBB com a forma mais correta de exportar e importar a DB, mas sempre encontrei problemas também.

Talvez você tenha exportado a DB de maneira errada: selecionou alguma opção lá em custom ou deixou como esta? Porque segundo o tutorial, teria que selecionar, veja: https://www.phpbb.com/support/docs/en/3 ... or-domain/

Comigo, o que sempre funcionou ao importar um banco de dados não foi aquele exportado através do phpmyadmin, mas sim aquele exportado através do ACP, na aba Manutenção - eu sempre faço backup de tudo onde for possível rsrs.

O do phpbbmyadmin sempre deu erro, inclusive, esse mesmo descrito por você, enquanto que o do ACP não. O que é estranho, já que são o mesmo conteudo.

Seu banco de dados é muitoooo grande?
Poste um print aqui do erro exato ao importar, creio que só um pouco de tempo vc tira isso de letra haha

Vou ver alguns links do suporte do phpbb pra postar aqui e poder ajudar tmb, mas preciso do erro exato.

Aparece algo como "#1046 - No database selected "?
Avatar do usuário
maxwerner
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2015, 11:52
Nome Real: Max Werner

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por maxwerner »

Pessoal, obrigado pelo retorno. É valiosa a ajuda de voces.

No momento, eu deletei tudo, inclusive o BD do host NOVO. Começar do zero. eu to supondo que sobrescrever um forum criado é mais facil.

Com isso, descobri alguns problemas:

no host novo, o "servidor" de banco havia entrado em deadlock. entao nao criava, deletava, nem acessava. abri um ticket e tá resolvido.
Depois, a instalação do phpbb do zero deu problema tambem. deletei tudo de novo e comecei novamente.

AGORA está no ar um forum virgem.

minha proxima etapa é copiar novamente o conteudo do forum do host ANTIGO ( o forum ainda está ativo, entao a copia que tenho está desatualizada) e vou subir ao host NOVO.

Daí ja me surgiram duvidas: devo importar o bd (via ACP) antes de copiar a estrutura ou depois? consequentemente, se eu copiar a estrutura depois sera que vai dar problema?
E se eu já tenho um acesso ao BD atual, onde vou importar o BD antigo, devo alterar o config.php? se sim, devo só trocar o nome da instancia do bd novo para o antigo?

Se no host antigo o forum ficava em uma pasta de nome diferente da pasta onde vai ficar atualmente, será que vai dar problema? (antes ficava em host\forumabc e agora ficará em hostnovo\forum)

Vou ler a dica que o Salazar indicou, antes de fazer a exportacao novamente.

O banco é ridiculo, em texto puro mal tem 2mb.. mas nao posso perder as informações.

as transferencias do FTP fiz todas em binario mesmo.

Obrigado e vamos seguindo!
Avatar do usuário
maxwerner
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Nov 2015, 11:52
Nome Real: Max Werner

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por maxwerner »

EXCELENTE.

esse é o caminho.

vou citar o passo a passo aqui, pra fazer isso COM MUITA FACILIDADE. Bati cabeça, voces ajudaram e agora tem um how-to eficiente.

############

1 - CERTIFIQUE-SE QUE O SEU FORUM ESTÁ NA MESMA VERSÃO DO FORUM NOVO, PROVAVELMENTE SERÁ A ULTIMA VERSAO. No meu caso, tive que atualizar de 3.1.1 para 3.1.6 ANTES de fazer a atualização.

2 - no forum antigo, vá ao ACP e faça a exportação do banco - ABA MANUTENÇÃO, menu a esquerda, clique em BACKUP.
Selecione COMPLETO, tipo de arquivo TEXT e ação BAIXAR. voce vai baixar um arquivo de texto, extensao SQL. é um arquivo texto plano.

3 - no NOVO host, instale o PHPBB. uma vez instalado com sucesso, faça login no forum novo e acesse o ACP. isso garante que voce tem acesso ás coisas. pode fazer logoff do forum novo.

4 - no host NOVO, acesse a aba banco de dados. Se voce tiver um atalho direto para "importar banco de dados" clique nela, se nao, clique em myphpadmin e acesse o banco do forum NOVO.
4.1 - via CPANEL: ao clicar em importar banco de dados, vai perguntar PARA qual banco voce quer importar. nao sabe? entao conecte no FTP do forum NOVO e olhe o conteudo do arquivo config.php. ali voce vai saber qual. meu caso, o banco "sazeh". Volte ao CPANEL e escolha o banco com o nome do seu config.php (meu caso, o banco sazeh). Vai concluir com sucesso, e pronto!
4.2 - via myphpadmin: conecte ao banco, clique em importar (botao lá em cima, mais pra direita, dentro do banco já) e escolha o arquivo que baixou ( o arquivl sql). PRONTO!

5 - atualize a pagina do seu host NOVO. PQP!!! tá tudo lá!!! pronto!!!

6 - faça o upload de TODOS os arquivos do forum antigo para o forum novo, MENOS o config.php....

#####################

eu to tentando agora um jeito de fazer isso e levar so os anexos... nao sei onde ficam na estrutura rss

Obrigado pela ajuda! o roteiro que expliquei acima funcionou perfeito pra mim.
henrique.seven2011
Moderador
Moderador
Mensagens: 986
Registrado em: 23 Mar 2012, 13:50
Nome Real: Saulo Henrique

Re: Transferir forum entre hosts - buscando uma solução e conhecimento.

Mensagem por henrique.seven2011 »

Que ótimo cara. Parabéns.
Só pesso que evite flood. Blz?! Edite o post anterior para evitar esse tipo de coisa. Só uma alerta, para que não torne na chato.
Quando sua dúvida, sempre que resolvida, aperte no botão verde que tem um "V" no post em que tem dúvida respondida.
Cloud de Verdade?! Recomendo: Vultr, DigitalOcean e LetsCloud | Freelancer a disposição!
Responder