Espaço de armazenamento para Fórum

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB.
JM Pessanha
Novato
Novato

Espaço de armazenamento para Fórum

Mensagem por JM Pessanha »

Qual a URL do seu fórum: localhost
Tipo de Hospedagem: Free
Qual a versão do phpBB: phpBB 3.0.10
É um novo ou uma conversão: Instalação Limpa
Usuário de teste: Usuário: Teste Senha: Teste123
Estilos instalados: Prosilver Special Edition Square
Modificações instaladas: Topic Solved, Board3 Portal, AutoMOD, ABBC3
Qual seu nivel de experiência: Iniciante
Quando começou o problema:
Descreva seu problema: Olá,

gostaria de saber quanto seria necessário em termos de espaço de armazenamento, para manter uma comunidade (fórum)? Sei que é complicado especificar um tamanho exato, pois vários fatores podem influenciar, mas se puderem ao menos me passar um mínimo.

No momento estou com uma hospedagem de 5gb de espaço, mas não sei se isso é muito, pouco, médio.... por favor, me ajudem. =)
_Vinny_
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Espaço de armazenamento para Fórum

Mensagem por _Vinny_ »

JM Pessanha, uma instalação limpa do phpBB3 gira em torno de 10 MB de tamanho. Certo, dai pra frente esse espaço é somente preenchido com anexos e envio de avatares.

5GB é mais que bom para rodar um phpBB3. Eu rodada um phpBB3 numa hospedagem com 500MB :) sem problemas.

Mais o tamanho que você tem que se preocupar é o do banco de dados, alguns servidores de hospedagem possuim limites quanto ao tamanho de utilização do banco de dados, esse sim aumenta exponencialmente conforme o crescimento do fórum.
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
JM Pessanha
Novato
Novato

Bem, já me esclareceu um pouco as ideias. Muito obrigado Vinny, somente mais algumas perguntas relacionadas.

O serviço de hospedagem que pretendo contratar me oferece 5GB de espaço em disco. Este espaço no caso seria para anexos, avatares (como você mencionou) e para o banco de dados do fórum?

O que mais precisamente aumenta o tamanho do banco de dados (pergunta de newbie)? Tópicos, postagens, mensagens privadas, etc? Se for isso, este tamanho de 5GB é relativamente suficiente (talvez fazendo uma comparação com os fóruns que você já teve)?

Desde já, obrigado.
_Vinny_
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por _Vinny_ »

Vamos esclarecer algumas coisas: No seu PC, o seu HD é onde você guarda seus arquivos(musicas, videos, documentos, etc.). O seus 5GB de espaço é a mesma coisa, é onde você salva os arquivos do seu site. O phpBB3 é dinamico, tudo é salvo em banco de dados, depois da instalação basicamente você só vai acumular anexos e avatares, caso permitido.

O banco de dados é fora desses 5GB, tente se informar com a empresa de hospedagem que pretende contratar o serviço. No phpBB3, o que pude identificar em alguns serviços que fiz, o que mais tem registros e consequentemente tamanho são as tabelas de usuários, de topicos, de mensagens e mensagens privadas. Durante meu tempo com phpBB, nunca vi um banco de dados que chegou ao 1GB.
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Chico Gois
Administrador
Administrador
Nome Real: Chico Gois
Contato:

Mensagem por Chico Gois »

Só para constar, o suporte tem +/- 300 Mb de BD.

Existem técnicas que podem limpar o BD, claro sem perder nada nele.
JM Pessanha
Novato
Novato

Eita, muito obrigado pelas informações Vinny e Chico Gois. Me ajudou bastante.

Contatei o suporte do serviço de hospedagem e o que eles me informaram foi: "Seu plano possui 5GB de espaço no total. Este espaço é como se fosse um disco de seu computador. Ele é compartilhado entre os arquivos de seu site, e-maisl, bancos de dados, etc."

Ou seja, estes 5GB estão inclusos também para o tamanho do banco de dados e seguindo as informações que vocês me passaram, 5GB é um espaço considerável para se manter um comunidade. =)
BabyLoves
Novato
Novato

Mensagem por BabyLoves »

5gb Isso é mais que suficiente manow...
_Vinny_
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por _Vinny_ »

Ou seja, estes 5GB estão inclusos também para o tamanho do banco de dados e seguindo as informações que vocês me passaram, 5GB é um espaço considerável para se manter um comunidade. =)
Isso foi esclarecedor.

Trancado