Rodar o forum Off Line em Localhost

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB.
Henry
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2004, 13:31
Localização: Curitiba-PR
Contact:

Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por Henry »

URL do Fórum: http://www.horadocafezinho.com

Salve galera, procurei no search esse tema mas não encontrei nada....

eu tenho o forum do cafezinho rodando online, mas queria baixar a versão que ta no database, com as tabelas dele pra roda ele em localhost para testar inumeras mudanças que fiz no codigo.....tem como faze isso? Eu sei como configurar um forum zerado, mas um rodando num tenho ideia =/

Desde ja agradecido, Henry.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por robra »

Não uso localhost mas penso que seria:
1- Instalar um zerado em localhost.
2- Fazer um backup completo do Fórum online pelo ACP>>aba MANUTENÇÃO>>link Backup, escolhendo as seguintes opções:
Tipo de backup: Completo
Tipo de arquivo: gzip
Ação: Baixar
Seleção de tabelas: Selecionar todas
Após clicar no botão Enviar, vai demorar um pouco para realizar o processo de compactação do Backup mas depois abrirá uma janela para você escolher onde quer salvar o Backup completo compactado.
3- Restaurar o backup completo baixado no Fórum em localhost pelo ACP>>aba MANUTENÇÃO>>link Restaurar.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Re: Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por gssilva »

A opção postada pelo robra é boa, mas tem uma outra que eu uso as vezes que também é boa, ai vai depender de você ver qual é a mais fácil para você.

Faça o backup do banco de dados conforme descrito pelo robra e faça também o backup dos arquivos do fórum via FTP caso você já tenho instalado alguma modificação. (Caso não tenha instalado, fazer uma instalação do zero e upar o BD fica mais fácil).

Caso tenha modificações:

Acesse o PHPMyAdmin do seu localhost e crie um banco de dados com o nome que desejar e então insira o backup do banco da dados do seu fórum online nele.

Coloque os arquivos do fórum dentro do diretório www (esse é o nome do diretório nos programas que eu já usei, WampServer e EasyPHP).

Edite o arquivo config.php

Código: Selecionar todos

<?php
// phpBB 3.0.x auto-generated configuration file
// Do not change anything in this file!
$dbms = 'mysqli';
$dbhost = 'localhost'; //endereço do banco de dados
$dbport = '';
$dbname = 'phpbb'; //nome do banco de dados
$dbuser = 'root'; //usuário do banco de dados
$dbpasswd = ''; //senha do banco de dados
$table_prefix = 'phpbb_';//prefixo das tabelas
$acm_type = 'file';
$load_extensions = '';

@define('PHPBB_INSTALLED', true);
// @define('DEBUG', true);
// @define('DEBUG_EXTRA', true);
?>
Acime segue o meu arquivo config.php do meu localhost, faça uma comparação com o seu arquivo do fórum online.

Ambos os programas que eu citei acima não utilizam senha para acessar o banco de dados e usam a mesma configuração.

A única coisa que você precisará colocar diferente é o prefixo (caso o seu seja) e o nome do banco de dados (caso seja).


Acredito ter explicado bem como eu faço.

Qualquer dúvida tanto no meu método quanto no método do robra basta postar.
Henry
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2004, 13:31
Localização: Curitiba-PR
Contact:

Re: Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por Henry »

Mais uma vez minha duvida sanada.....forunzinho rodando offline e pronto pras locuras da cabeça xD :D

Valeus galerinha!! Fecho mesmo!!
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Re: Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por gssilva »

Precisando é só procurar. :D
Avatar do usuário
Aamirati
Novato
Novato
Mensagens: 99
Registrado em: 09 Mar 2011, 11:03
Nome Real: Anselmo
Localização: Recife - PE

Re: Rodar o forum Off Line em Localhost

Mensagem por Aamirati »

Prezados,

Apenas para acrescentar mais algumas informações que poderão ser uteis para alguém no futuro...

Eu utilizo o WAMP... Windows + Apache + MySql + Php...

Após instalar o WAMP, vc deverá descompactar o phpBB e colocá-lo na pasta www...

Ao executar o WAMP, será criado perto do relógio do windows um ícone avermelhado que logo muda para verde, indicando que o wamp está ativo e pronto para utilizar...

Quero crer que os HOST lhe dão um espaço mediante o seu login no início,,, pelo menos isso ocorre comigo... minha conta lá é aamirati_... ... ... portanto, o DB, o nome de user e as tabelas do phpBB começam por aamirati_ ... ... ... exemplo: aamirati_phpbb_ para as tabelas...

Bem, isso é importante observar, pois se vc quiser baixar seus backups e restaurar localmente e fazer qualquer análise, o DB, User e tabelas tem que ter os mesmos nomes... eu não consigo modificar no provedor o prefixo "aamirati_" e se no localhost estiver diferente, os backups/restores não funcionam...

Sabendo disso, quando eu reinstalei o forum localmente, criei o DB, etc, conforme consta no HOST, inclusive a senha... todas essas informações estão no arquivo config.php na raiz do phpBB... tanto lá como em localhost, tudo é igualzinho... todos os meus testes faço localmente e somente depois faço o upload... se for alterações no fórum, faço o backup local e envio para a pasta STORE do host e restauro por lá, tudo certinho...

Outra coisa interessante,,, eu chamo de parte inicial da instalação até o momento que o procedimento de instalação manda vc deletar/renomear a pasta install... e lhe dá o SEU PRIMEIRO FÓRUM... nesse ponto, basta colocar o backup da pasta STORE local e fazer a restauração.. nõa há necessidade de recriar o fórum localmente...

Bem, com o wamp eu não tenho problema e acho que entendo dele um bocadinho .. se alguém precisar de alguma resposta, estou às ordens... só não me pergunte sobre a linguagem de programação php e nem sobre o mySql... o coisa enrolada, sô !!!
Abraços,

Amirati .'.
Trancado