[Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Suporte phpBB.
Para demais questões utilize o fórum correto.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

[Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

Este seria uma MOD para excluir automaticamente os usuários que se registram mas NÃO ativam a sua conta em um prazo de dias determinado.
Exemplo:
A pessoa faz um registro no Fórum e coloca uma conta de e-mail falso no formulário de cadastro. Obviamente que o link de ativação NUNCA vai chegar a tal conta de e-mail, e aí a conta é registrada, porém, permanece INATIVA.
Com esta MOD, pode-se determinar o prazo de dias para o usuário ATIVAR a conta, e aí, caso o e-mail cadastrado seja falso ou a pessoa se registrou porque não tinha o que fazer na internet e não pretende usar o Fórum, a conta registrada será excluída automaticamente no prazo de dias especificado.
Encontrei na net, na página http://forum.codigofonte.net/topic/5856 ... s-inativos, algo parecido e acredito que pode ser utilizado como base para desenvolver a MOD correto.
Vi também a MOD Advanced Double Activation Pack, no phpbb.com, e uma de suas funções é a "Auto Prune Users", que é o banimento automático do usuário, mas o inconveniente é que para ativá-lo tem que excluir todos os grupos e usuários cadastrados.

Grato.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3623
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por Chico Gois »

Um dos problemas de ficar instalando MOD é quando precisa atualizar o phpBB. Depois de um certo tempo isto se torna cansativo.

Apenas instalamos o que achamos necessario, principalmente de ordem administrativa.

Neste MOD indicado não acho necessario pois a responsabilidade é de que faz o cadastro, se vai usar ou não, não depende de nós.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

Chico.

Agradeço por me responder mas discordo de sua opinião porque os registros inativos tornam-se "lixo" de informação além de reter inutilmente nomes de usuários que poderiam estar sendo usados por outros usuários registrados e ativos.
É apenas uma idéia para manter frequentemente limpo tanto o grupo de usuários inativos como o banco de dados.
Mas beleza... caso alguém se interesse e desenvolva esta MOD, para mim será de grande valia.

Abraço.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Avatar do usuário
UnionHost
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Mensagens: 543
Registrado em: 10 Dez 2004, 08:35
Localização: Jequié - Bahia
Contact:

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por UnionHost »

robra, esses dias excluir 15 paginas de usuários inativosa em um dos meus fóruns, pense que foi cansativo pacas, uma ferramenta boa seria a opção de selecionar todos e excluir de uma vez só, pois da forma que está de você selecionar um por um ou "N" até o seu limite na pagina, ainda é pouco.

Mod para isso não existe, só criando. Mas acredito que na atualização do phpBB irão corrigir isso e nos dar mais recursos.
  • Os Melhores do Mundo | SuportephpBB.com.br
    - Suporte com Ética e Seriedade - | Tradução Oficial aqui

    Tradução E3 - Atualizado 3.1.9

    Hospedagem para Sites aqui!
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3623
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por Chico Gois »

Depende a que se destina o forum.

Imagina que eu tenho este MOD e estipulo que depois de 3 meses delete usuario inativo, ai vc se cadastra, tira suas duvidas e tenha umas 100 mensagens.

Depois disto voce fica uns 6 meses afastado e retorna ao forum para tirar mais duvidas, e ai seu cadastro foi para outro usuario. Imagina a bagunça.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

Chico Gois escreveu:Depende a que se destina o forum.

Imagina que eu tenho este MOD e estipulo que depois de 3 meses delete usuario inativo, ai vc se cadastra, tira suas duvidas e tenha umas 100 mensagens.

Depois disto voce fica uns 6 meses afastado e retorna ao forum para tirar mais duvidas, e ai seu cadastro foi para outro usuario. Imagina a bagunça.
A minha sugestão, desde o início deste tópico, é excluir automaticamente apenas os usuários que se registraram mas NÃO ativaram suas contas, ou seja, NÃO clicaram no link de ativação no período de 3(dias) dias, por exemplo, após se registrarem ou porque informaram um endereço de e-mail falso no momento do registro ou porque não estão interessados em usufruir do Fórum. Estes usuários inativos acabam bloqueando nome de usuários que poderiam estar sendo usados por outros usuários registrados e ativos.
Quanto ao fato de excluir um usuário desinteressado, ou seja, aquele que se registrou, ativou sua conta mas raramente entra no Fórum para postar alguma mensagem, aí fica a critério de cada administrador. Eu, particularmente, penso que não seria bom excluí-los pelos mesmos motivos mencionados por você.

Abraço.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

HostGuardian escreveu:robra, esses dias excluir 15 paginas de usuários inativosa em um dos meus fóruns, pense que foi cansativo pacas, uma ferramenta boa seria a opção de selecionar todos e excluir de uma vez só, pois da forma que está de você selecionar um por um ou "N" até o seu limite na pagina, ainda é pouco.

Mod para isso não existe, só criando. Mas acredito que na atualização do phpBB irão corrigir isso e nos dar mais recursos.
Olá, HostGuardian.

Encontrei uma MOD chamada Inactive Users MOD 2.0.2, na página http://startrekguide.com/community/view ... =30&t=1034. Esta MOD instala uma página de Relatório de atividade dos usuários onde você poderá visualizar, desativar ou excluir os usuários que há algum tempo não fazem Login no Fórum. Poderá ordenar a lista de usuários pela última visita, condição da conta(se ativo ou inativo), os mais inativos(pelas mensagens postadas), data do registro, quantidade de mensagens postadas ou nome do usuário. Você poderá marcar vários usuários para desativá-los ou excluí-los. Eu instalei e traduzi para o português-br, que inclusive está na página principal desta MOD.
Esta NÃO é a solução que procuro, a qual sugeri neste tópico, ou seja, excluir automaticamente os usuários que se registram mas NÃO ativam os registros dentro de um prazo de dias especificado, como 3 dias, por exemplo.
O que EXATAMENTE eu procuro está na MOD [BETA] - Delete Inactive User Timer, na página http://www.phpbb.com/community/viewtopi ... &t=2098951, mas o link para donwload não está funcionando.
Já os informei quanto a isso, porém, não me responderam até agora.
Estou aguardando para poder fazer o donwload, instalar e testá-la.

Abraço.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

robra escreveu:Este seria uma MOD para excluir automaticamente os usuários que se registram mas NÃO ativam a sua conta em um prazo de dias determinado.
Exemplo:
A pessoa faz um registro no Fórum e coloca uma conta de e-mail falso no formulário de cadastro. Obviamente que o link de ativação NUNCA vai chegar a tal conta de e-mail, e aí a conta é registrada, porém, permanece INATIVA.
Com esta MOD, pode-se determinar o prazo de dias para o usuário ATIVAR a conta, e aí, caso o e-mail cadastrado seja falso ou a pessoa se registrou porque não tinha o que fazer na internet e não pretende usar o Fórum, a conta registrada será excluída automaticamente no prazo de dias especificado.
Encontrei na net, na página http://forum.codigofonte.net/topic/5856 ... s-inativos, algo parecido e acredito que pode ser utilizado como base para desenvolver a MOD correto.
Vi também a MOD Advanced Double Activation Pack, no phpbb.com, e uma de suas funções é a "Auto Prune Users", que é o banimento automático do usuário, mas o inconveniente é que para ativá-la tem que excluir todos os grupos e usuários cadastrados.

Grato.
Gostaria de adicionar à esta sugestão de MOD, a "Auto Lembrete de Ativação do Registro" para funcionarem juntos da seguinte forma:
Um usuário criou o seu registro no Fórum mas não o ativou.
Depois do 1º dia, ele irá receber automaticamente um e-mail de notificação lembrando-o que apesar de ter criado seu registro no Fórum, o mesmo ainda se encontra INATIVO, e se ele não o ativar em 2 dias, então, o registro será excluído automaticamente.
Depois do 2º dia, ele irá receber automaticamente um e-mail de notificação lembrando-o que apesar de ter criado seu registro no Fórum, o mesmo ainda se encontra INATIVO, e se ele não o ativar em 1 dia, então, o registro será excluído automaticamente.
Depois do 3º dia, ele receberá uma notificação avisando-o que seu registro foi excluído porque o mesmo não foi ativado após 3 dias da realização do registro.
Obviamente que o prazo de dias para efetuar a ativação poderá ser alterado para a quantidade de dias que o administrador, ou fundador, desejar.

grato.
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por robra »

E aí, HostGuardian... lhe serviu o Inactive users MOD 2.0.2 ?
--=Icaro=--
Novato
Novato
Mensagens: 64
Registrado em: 08 Jan 2011, 12:09

Re: [Sugestão] Excluir usuários inativos automaticamente.

Mensagem por --=Icaro=-- »

HostGuardian escreveu:robra, esses dias excluir 15 paginas de usuários inativosa em um dos meus fóruns, pense que foi cansativo pacas, uma ferramenta boa seria a opção de selecionar todos e excluir de uma vez só, pois da forma que está de você selecionar um por um ou "N" até o seu limite na pagina, ainda é pouco.

Mod para isso não existe, só criando. Mas acredito que na atualização do phpBB irão corrigir isso e nos dar mais recursos.

hmmm eu tenho essa opção, pois tenho o joomla integrado, mas mesmo assim é cansativo pacas!
Trancado