Reduzir tamanho das imagens para forum ficar mais leve!

Suporte à dúvidas gerais relacionadas ao phpBB.
Avatar do usuário
GOLX
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 213
Registrado em: 14 Out 2015, 12:33

Reduzir tamanho das imagens para forum ficar mais leve!

Mensagem por GOLX »

Ola pessoal,

Preciso de dicas de como reduzir espaço referente a0s anexos. Tenho liberado o envio de anexo no fórum, mas já pesa.

Tentei achar algo mas não tive muito sucesso! Existe alguma extensão no phpBB ou algo que eu possa fazer para que os arquivos sejam redimensionados? Redimensionados não apenas virtualmente na apresentação no navegador, mas sim no Banco de dados também. Reduzir o tamanho mesmo da imagem. Exemplo: alguém posta uma imagem de 3MB (1200 X 600px), entao a extensão diminuiria automaticamente esta imagem para 100kB, e um padrão de no máximo 600 x 400 px. O importante é a imagem ORIGINAL SER DELETADA PERMANENTEMENTE e ficar no Banco de dados apenas com a cópia redimensionada que foi criada. Já vi isso em alguns sistemas, economiza muito espaço.

Queria continuar com os anexos liberados, mas vejo que começa a pesar muito. Então se puderem me dar sugestões fico agradecido!

Lembro que em um fórum que eu usava, no editor da mensagem existia uma ligação com um servidor de imagens externo. A pessoa, upava ali mesmo no forum a sua imagem em um outro servidor e já era criado o BBcode na mensagem com o endereço da imagem. Não consigo achar esta função.

Obrigado pessoal!!
henrique.seven2011
Moderador
Moderador
Mensagens: 984
Registrado em: 23 Mar 2012, 13:50
Nome Real: Saulo Henrique

Re: Reduzir tamanho das imagens para forum ficar mais leve!

Mensagem por henrique.seven2011 »

Vc pode usar CDN, para isso. Desconheço caso exista alguma extensão no phpBB ou função para isso. Veja junto ao site host a questão de otimização, uso de vários recursos. A tendência quando se vai crescendo e ter que migrando para uma máquina virtual (vps) e/ou dedicado.
Cloud de Verdade?! Recomendo: Vultr, DigitalOcean e LetsCloud | Freelancer a disposição!
Avatar do usuário
GOLX
Membro Recente
Membro Recente
Mensagens: 213
Registrado em: 14 Out 2015, 12:33

Re: Reduzir tamanho das imagens para forum ficar mais leve!

Mensagem por GOLX »

henrique.seven2011 escreveu: 03 Set 2018, 16:41 Vc pode usar CDN, para isso. Desconheço caso exista alguma extensão no phpBB ou função para isso. Veja junto ao site host a questão de otimização, uso de vários recursos. A tendência quando se vai crescendo e ter que migrando para uma máquina virtual (vps) e/ou dedicado.
Obrigado henrique, vou estudar cada uma dessas possibilidades.

Agora olha que interessante! Depois de vasculhar bem o phpBB.com encontrei um pedido de extensão exatamente com as minhas necessidades... então para minha surpresa, lendo a discussão, usuários dizem que o phpBB já implementou algo que cuidar disso. Trata-se de um redimensiomanento inteligente de imagens. transformando grandes arquivos em pequenos arquivos. Chamado Plupload, encontra-se na pasta Raiz > assets > Plupload.


Discussão: https://www.phpbb.com/community/viewtop ... &t=2431441

Só que não consigo achar isso na versão 3.2.2 para que eu possa configurar.

Onde será que se encontra?
henrique.seven2011
Moderador
Moderador
Mensagens: 984
Registrado em: 23 Mar 2012, 13:50
Nome Real: Saulo Henrique

Re: Reduzir tamanho das imagens para forum ficar mais leve!

Mensagem por henrique.seven2011 »

Desconheço, porém pelo que pouco li é eficaz a upload de imagens feito logo após sua ativação na plataforma.
Cloud de Verdade?! Recomendo: Vultr, DigitalOcean e LetsCloud | Freelancer a disposição!
Responder