SEO no phpBB 3.1

Suporte aos MODs/Hacks para phpBB.
Avatar do usuário
umarizal
Contribuidor Passado
Contribuidor Passado
Mensagens: 216
Registrado em: 18 Mar 2008, 10:30
Nome Real: Leandro dos Santos
Localização: São Paulo - SP
Contact:

SEO no phpBB 3.1

Mensagem por umarizal »

Olá amigos!

No meu fórum uso o phpBB 3.0.x e utilizo o mod phpBB SEO para adicionar inúmeras funcionalidades que melhoram o SEO do phpBB, como:
  • Urls amigáveis;
  • Títulos otimizados;
  • Geração de metatags;
  • Sitemaps em XML;
  • Prevenção de páginas duplicadas;
  • Redirecionamento 301;
  • Entre outras...
Como anunciaram que em breve sairá o phpBB 3.1, visto que já estamos no RC2, gostaria de saber: Quais as melhorias ou novidades em relação ao SEO presentes no novo phpBB 3.1?

Mais uma coisa. Não notei no RC2, que instalei para testes, a presença do sistema de login através do Facebook e Google Plus anunciado anteriormente no lançamento da versão Alpha. Na versão final realmente existirá este recurso?

Obs: Não encontrei outra categoria mais específica para este assunto, por isso postei aqui, desculpem-me se estiver no local errado...
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3623
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por Chico Gois »

Não tenho acompanhado muito sobre o 3.1 mas acredito que não tenha mudado alguma coisa sobre SEO.

Quanto ao FB e o GP pode ser incluído mais tarde.

No meu caso adotei o Joomla+p8pBB bridge ( http://alterbrains.com/joomla-extension ... pbb-bridge ). já tem um SEO bem mais aprimorado.
Avatar do usuário
umarizal
Contribuidor Passado
Contribuidor Passado
Mensagens: 216
Registrado em: 18 Mar 2008, 10:30
Nome Real: Leandro dos Santos
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por umarizal »

É impressão minha ou o phpBB está ficando bem atrás do MyBB e principalmente do SMF em relação à adoção de funcionalidades que os usuários gostam como o editor WYSIWYG (visual) ou que beneficiam o fórum junto aos sites de busca como URLs amigáveis, ambos presentes no SMF e provavelmente dentro de algumas semanas também no MyBB 1.8 às vésperas de ser lançado em sua versão final?

Não sei, tenho muito receio de migrar meu fórum de phpBB para outro, porém, cada vez tenho menos vontade de continuar no phpBB. A equipe de desenvolvimento deles parece ser muito conservadora e "lenta" para assimilar as novidades da internet como a integração às redes sociais.

Sei que virão Plugins para isso, mas acho ridículo não ter tantas opções fundamentais "de fábrica"...

Sobre sua sugestão, achei sensacional!!! Adorei mesmo, fica muito bacana a integração, vou estudar a compra no futuro...
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5906
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por _Vinny_ »

Como anunciaram que em breve sairá o phpBB 3.1, visto que já estamos no RC2, gostaria de saber: Quais as melhorias ou novidades em relação ao SEO presentes no novo phpBB 3.1?
Com relação a isso, o phpBB 3.1 continua a mesma coisa em relação ao SEO.

Mais uma coisa. Não notei no RC2, que instalei para testes, a presença do sistema de login através do Facebook e Google Plus anunciado anteriormente no lançamento da versão Alpha. Na versão final realmente existirá este recurso?
Já existe esse recurso. É necessário configurar essas opções no ACP antes de usa-las. ;)
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
Avatar do usuário
umarizal
Contribuidor Passado
Contribuidor Passado
Mensagens: 216
Registrado em: 18 Mar 2008, 10:30
Nome Real: Leandro dos Santos
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por umarizal »

Sou só eu ou vocês também acham que o phpBB está ficando um pouco para trás, no que diz respeito à adição de novos recursos presentes na maioria dos scripts de fórum da atualidade?

Parece-me que a equipe do phpBB é demasiadamente lenta.

Scripts como o MyBB e principalmente o SMF rapidamente recebem atualizações e novas funcionalidades, ficando cada vez mais "atuais" e atendendo às necessidades e anseios de seus usuários.

Já o phpBB, parece que leva anos para ter alguma novidade realmente significativa... e quando esta aparece, já não é mais novidade pra ninguém... ficando com gostinho de coisa requentada...

Não sei, acho que estou ficando chateado com o phpBB... uso o MyBB em um portal pequeno (http://www.terraplenagem.net/forum/) e acho o processo de atualização extremamente fácil e rápido, adição de plugins fácil e rápida, criação de tradução muito simples (eu mesmo traduzi a versão disponível para os usuários para pt-BR) e inclusive, para criar templates e estilos, tudo muito intuitivo e fácil.

Sei lá... o que vocês acham? O phpBB está ficando para trás ou é só impressão minha?
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5906
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por _Vinny_ »

Pois é, acredito que o phpBB demorou em abrir os olhos para uma grande atualização pois somente agora está a fazendo. Parece pouco até o momento pois grande parte das atualizações são no código.

Bem, fato acho apartir da versão 3.2 em diante grande atualizações e novos recursos serão adicionados, agora só resta aguardar. :)
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
Avatar do usuário
umarizal
Contribuidor Passado
Contribuidor Passado
Mensagens: 216
Registrado em: 18 Mar 2008, 10:30
Nome Real: Leandro dos Santos
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por umarizal »

O problema é que pelo ritmo de desenvolvimento do phpBB, dá medo de ficarmos esperando e o 3.2 só sair em 2025 xD

Porque ainda há de vir o 3.1.1, 3.1.2, ... 3.1.14 e quem sabe, daqui uns 6 a 8 anos, um 3.2... que quando sair já estará totalmente ultrapassado em relação aos concorrentes "free" como o MyBB e o SMF ou ainda, anos luz atrás dos concorrentes pagos como IPB ou UBB.

O povo tem que entender que para nós que temos fórum, principalmente quando o fórum é o carro chefe de um site, é extremamente difícil concorrer com as redes sociais como o Facebook.

Na época do Orkut, até dava pra conviver, mas hoje, a maior parte do pessoal não sai do Facebook... depois de sua popularização tive uma queda de até 70% na audiência dos meus principais fóruns, conseguindo apenas de 1 ano para cá vir melhorando e talvez daqui alguns meses recuperar totalmente a audiência que tinha antes do Boom do FB.

Se o script vem muito "pelado" e "basicão" como o phpBB, o bicho pega... se a atualização e/ou inclusão de novos recursos através de mods ou plugins for complicada ou dificultosa, pronto, aí que ferrou tudo.
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3623
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por Chico Gois »

Eu desanimei do phpBB já tem um bom tempo.

Um ferramenta que eu gosto muito é Joomla pois existem uma grande gama de extensões, tanto free como pago.
Um componente free e interessante é um de fórum chamado KUNENA, simples mas com coisas que gostaríamos de ter no phpBB.
Outro componente que mencionei em outro tópico é este bridge entre phpBB e Joomla, porem pago http://alterbrains.com/joomla-extension ... pbb-bridge , e o mais legal é que ele não modifica nenhum arquivo do phpBB além de aproveitar o SEO do Joomla.

E se você quiser ter algo parecido com o Facebook tem este componente JOMSOCIAL, http://www.jomsocial.com/ é um pouco salgado mas se trouxer mais publico já se pagou.

E também investir em algum template pago ajuda.

Quiser ver ele em ação http://www.mundophpbb.com.br/mundobook
Avatar do usuário
umarizal
Contribuidor Passado
Contribuidor Passado
Mensagens: 216
Registrado em: 18 Mar 2008, 10:30
Nome Real: Leandro dos Santos
Localização: São Paulo - SP
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por umarizal »

Que legal Chico, realmente gostei das suas sugestões.

Uso bastante o Wordpress como CMS, embora seja mais focado em criação de blogs, ele tem atendido bem às expectativas dos meus clientes e parceiros, principalmente pela facilidade na gestão de conteúdo e vasta gama de plugins realmente gratuitos.

O Joomla é sensacional, gosto muito dele, porém, acho que os plugins realmente bons e fundamentais para alguns nichos são encontrados apenas na modalidade "pago", o que desencoraja a utilização ou pelo preço elevado ou pela dificuldade na compra internacional por falta de cartão de crédito internacional ou falta de confiança do cliente no referido "vendedor" do plugin.

Estou para experimentar e aprofundar meu conhecimento no Drupal, dizem ser bom e ter bastante plugin gratuito, como o Wordpress, mas acho este muito menos popular do que os anteriores citados acima e talvez um pouco mais complicado de gerir, mas pode ser apenas impressão minha.

Voltando ao tema, o phpBB está decepcionando muito quanto ao SEO.

Acho que a única coisa essencial para SEO que existe no phpBB é a tag <title> e só.

Você não pode escolher uma descrição para o tópico ou sequer fazer com que o phpBB use o conteúdo para criar automaticamente uma descrição (menos recomendado) ou ainda, ter tags ou interatividade mais aprimorada com as redes sociais.

Não sei... estou realmente desanimando de usar o phpBB e só continuo pois não quero perder minha estrutura de links já criada desde 2007... a transição para outro script como o MyBB ou SMF (o melhorzinho dos três na minha opinião) seria muito mais prejudicial a curto prazo do que benéfica.
Avatar do usuário
Chico Gois
Administrador
Administrador
Mensagens: 3623
Registrado em: 03 Jul 2004, 03:53
Nome Real: Chico Gois
Localização: São Paulo - Capital
Contact:

Re: SEO no phpBB 3.1

Mensagem por Chico Gois »

Já experimentei todos estes mas mesmo assim o Joomla tem mais opções.

Sobre o jomsocial você pode usar em tantos sites forem com uma única licença.
Trancado