Pedidos de suporte

Dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Suporte phpBB.
Para demais questões utilize o fórum correto.
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Pedidos de suporte

Mensagem por gssilva »

Olá a todos, eu venho aqui falar sobre o suporte.
Muito membros tem criado tópicos em lugares errado* e alguns títulos dos tópicos deixa sempre uma interrogação para quem lê o título.
Eu apenas gostaria de pedir ao membros que vierem pedir suporte para ver sobre o que se trata a sua dúvida para que seja colocada no lugar adequado para evitar de ficarmos movendo os tópicos (eu sei que é o nosso trabalho, mas um ajuda o outro aqui na comunidade, então nós lhes ajudamos e vocês nos ajudam).

Quanto ao título do tópico, tentem colocar títulos mais objetivos evitando de colocar títulos como Help, Socorro, Ajudinha, Preciso de ajuda.
Como todos sabem, títulos ajudam a ter uma ideia do que se trata o texto - no nosso caso, o tópico - assim quem ver o tópico já terá uma ideia do que se trata e já pode ir pensando nas possíveis respostas para o problema. É lógico que as vezes o problema pode ser mais complexo do que aparenta pelo tópico, mas na maioria dos casos já ajudará muito.


Eu quero deixar claro que não tive a intenção de ofender nenhum membro aqui nesse tópico, mas sim fazer um alerta para agilizar o suporte e melhorar para na hora de fazer uma busca tanto pelo fórum quanto por buscadores.

Quero fazer uma outra citação, é algo que não tem acontecido frequentemente aqui, mas eu acho legal citar que é o fato de pedir suporte por MP, não estou dizendo que isso é errado, pois vai de cada membro se ele quer ajudar ou não, mas isso impede que a solução para o problema seja compartilhado com outros usuários.
Algo que eu já vi alguns membro fazerem que é enviar MPs pedindo para olhar certo tópico, não vejo nenhum ponto negativo nesse ponto.

Outra coisa que eu quero citar é o fato de muitos criarem o tópico e já marcar como resolvido.
Para organização do suporte, só marque o tópico como resolvido caso a sua dúvida tenha sido solucionada.


Obrigado pela atenção,
Guilherme Silva.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por robra »

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Concordo em grau, número e gênero.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
smallbreeds
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Mensagens: 702
Registrado em: 13 Out 2010, 13:16
Localização: Florianópolis - SC
Contact:

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por smallbreeds »

Dando uma de metido e aproveitando o tópico, acho que realmente deve-se da ênfase a ferramenta de pesquiso do SuportephpBB, que os títulos devem ser coerentes e explicitar o assunto a ser tratado. No entanto, não acho interessante um usuário chegar ao Fórum e receber a informação para pesquisar no Google. Normalmente o usuário já chega aqui através do Google. Então mandá-lo devolta pesquisar no Google, tira, acho eu um pouco do Fórum.
Mesmo que o assunto já tenha sido tratado lá no phpbb.com, porque não ter a solução também aqui para, desta forma atrair mais leitores diretamente para cá.
Mera opinião de quem chegou aqui ontem!
Shih Tzu Forum | Small Breeds - Shih Tzu Canil | Versatti Móveis Planejados
Não solicite auxílio por MP. Por favor, utilize o Fórum.
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por gssilva »

smallbreeds escreveu: No entanto, não acho interessante um usuário chegar ao Fórum e receber a informação para pesquisar no Google. Normalmente o usuário já chega aqui através do Google. Então mandá-lo devolta pesquisar no Google, tira, acho eu um pouco do Fórum.
O que eu quis dizer foi que quando os buscadores veem analizar o fórum para poder indexar o conteúdo, ele pega o título que está no tópico.
Imagine que você não conhecia o suporte, ai você decide fazer uma pesquisa no google e coloca algo assim "Configurar envio de e-mail no phpbb" ai você vê um título assim "Preciso de ajuda", muitas vezes os buscadores buscam por partes do que foi digitado, e pode retornar o resultado que você não está esperando.

Mas o seu ponto de vista foi muito bem citado, pois assim eu já pude explicar o porque eu citei a pesquisa no google.


Qualquer dúvida basta postar.
smallbreeds
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Mensagens: 702
Registrado em: 13 Out 2010, 13:16
Localização: Florianópolis - SC
Contact:

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por smallbreeds »

Eu entendi gssilva, meu comentário foi totalmente a parte.

Pois justament eu acho interessante além do título adequado para identificar o tema a ser discutido, e a exibição nos motores de busca, ter a informação AQUI! Mesmo que esse assunto esteja discutido e resolvido em outros sites.
Shih Tzu Forum | Small Breeds - Shih Tzu Canil | Versatti Móveis Planejados
Não solicite auxílio por MP. Por favor, utilize o Fórum.
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por gssilva »

Realmente é muito interessante ter o conteúdo aqui, por que muitos problemas estão resolvidos no phpbb.com, porém muitos usuários não entendem inglês para poder ir lá e ver a resposta para o problema.
Temos o PHPBB Portugal também que é um excelente suporte, eu fui bem recebido lá quando eu precisei de suporte e o pessoal aqui não conseguiu me ajudar, ai lá eu consegui a resposta para minha dúvida.

Enfim, fazemos tudo pela organização do suporte para facilitar tanto para os usuários que já participam do fórum quanto com os que estão a chegar.

E como eu felei sobre o seu comentário sobre as buscas no google, ele foi muito útil, pois eu pude explicar o por que eu citei as buscas falando dos títulos dos tópicos, isso foi uma coisa que eu não lembrei ontem na hora em que eu escrevi o tópico.

Qualquer dúvida basta postar.
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5905
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por _Vinny_ »

gssilva, muito bom, concordo totalmente com todas as questões citadas, principalmente sobre o título do tópico e pesquisas.

Atualmente o SuportephpBB possui o sistema de pesquisa integrado ao Google (ver em: pesquisar.php), onde indexa muito mais rápido. Já li muitas mensagens dizendo que o usuário pesquisou mais não encontrou, porém quando eu fiz a busca tive muitos resultados.

Tudo isso não é para repreender nenhum membro, mas sim manter a organização da comunidade.
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Pedidos de suporte

Mensagem por robra »

Bem... sei que esta questão não está dentro do assunto envolvendo o Título deste tópico, porém, como a "lebre" foi levantada pelo o smallbreeds resolvi elucidar os fatos.
Minha assinatura tem a dica para pesquisar no Google pelo simples fato de ter um conteúdo mais abrangente de busca, levando em consideração que os Títulos dos tópicos bem como o seu conteúdo aqui do Fórum é indexado pelo Google e também aparecerão na pesquisa junto com outros resultados, facilitando para os usuários que desejam uma solução urgente já que nem sempre há alguém online para responder de imediato as suas dúvidas.
Me parece que a filosofia do suporte é "ensinar a pescar" e não "dar o peixe", ou seja, ensinar a pessoa a fazer para que também aprenda ao invés de fazer por ela, e mesmo nos casos envolvendo questões de programação é solicitado a pessoa postar o conteúdo de seu arquivo sendo-lhe instruído a remover, trocar ou adicionar algum código.
A questão é que a preguiça danaaaaaaaaaada de pesquisar corrobora para que muitos tópicos sejam criados com assuntos já resolvidos em outros, já que é mais prático ir criando tópicos do que "perder" tempo em ficar procurando um já respondido com a solução do problema.
Por isso, muitas de minhas respostas eu começo com "Realizando uma pesquisa no Google com as palavras..." ou com "Após fazer uma busca clicando no link PESQUISAR, na barra de menu abaixo do logo Suporte phpBB...", justamente com o objetivo de ensinar às pessoas a pesquisar por respostas já existentes para as suas dúvidas ao invés de sair criando tópicos com assuntos em duplicidade, evitando que o suporte fique respondendo questões já resolvidas ou fique redirecionando o usuário para um tópico já resolvido.
A intenção é de colaborar para que o suporte não fique envolvido com questões já respondidas e resolvidas, quando o usuário pode resolvê-las com uma simples pesquisa, e sim para que este venha agregar informações a todos os usuários respondendo às dúvidas nunca tratadas anteriormente no Fórum.
De qualquer forma, caso a dica em minha assinatura esteja fora das normas, regras ou objetivo do Fórum é só a Administração deste excluí-la e depois me passar uma MP avisando sobre a exclusão.

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
professor mauricio
Novato
Novato
Mensagens: 130
Registrado em: 02 Abr 2011, 11:58

Re: Títulos adequados em pedidos de suporte com links úteis

Mensagem por professor mauricio »

Do meu ponto de vista, se fulano resolveu perguntar cabe ao fórum responder ou passar o link da resposta.

isso cria um ciclo positivo que faz as pessoas perguntarem menos e acharem a resposta mais rápido.

Quanto às pesquisas, inclusive google, vejam o problema:

o cara quer fazer aparecer um banner na home page. Como pesquisar?

banner na home page
banner no fórum
como colocar banner na home page
index_body.html com banner
etc etc etc

Com o tempo, vamos ficando hábeis em pesquisar. Mas isso depende, muito, de ajuda!

Portanto, acredito que sem conhecer a terminologia do phpbb e sem conhecer inglês, o google fica meio inútil, nos jogando em vários sites que exigem login e não dão a resposta, aumentando o spam etc.

Vejo isso no caso das nossas pizzas:
se o amigo pesquisar
fermento
fermento de pão
fermento para pizzas
fermento biológico
qual o fermento de pizza
qual fermento usar na pizza
etc

dificilmente vai cair em explicações agradáveis e raramente vai descobrir que há mil e um tipos de fermentos e que usamos na pizza algo conhecido como "levedura de cerveja viva" ou "fermento do padeiro" (e há outros nomes possíveis)

Portanto, dois simples links assim:
http://forumdepizzarias.com.br/viewtopi ... instantneo
http://forumdepizzarias.com.br/viewtopi ... o-biolgico

já farão o amigo pesquisar direito no google, caso restem dúvidas sobre o tema.

obs.: troquei o título da minha resposta, algo que deveríamos fazer sempre também! (no caso, nós, os heavy users)
Comeu uma pizza que pode melhorar?
Indique o Fórum de Pizzarias para a pizzaria do seu bairro!
Somos um grupo de empreendedores focados em capacitação e desenvolvimento de expertise em pizzas.
gssilva
Membro Avançado
Membro Avançado
Mensagens: 1109
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:40
Nome Real: Guilherme Silva
Localização: Araraquara - SP
Contact:

Re: Títulos adequados em pedidos de suporte com links úteis

Mensagem por gssilva »

professor mauricio escreveu: obs.: troquei o título da minha resposta, algo que deveríamos fazer sempre também! (no caso, nós, os heavy users)
Na verdade, eu quis citar aqui o assunto em geral, o ato de pedir suporte, tanto título quanto conteúdo, como também o fato de realizar pesquisas tanto no google quanto no suporte, pois há vários tópicos com títulos diversos que tratam do mesmo assunto e vários deles estão resolvidos.

Mas bem visto o seu ponto de vista.
Quantos as pesquisas no google, basta o usuário fazer a pesquisa colocando palavras chaves seguido do nome phpbb, mas isso vai de usuário para usuário, tem alguns que não conhecem ou não sabem que colocando palavras chaves obtêm-se o resultado espera em muitos casos.

A intenção desse tópico foi somente deixar um "aviso" aos usuários quanto a esse assunto para organizar melhor o suporte, pois assim evita o crescimento desnecessário do banco de dados com dúvidas que já foram respondidas.

Qualquer dúvida basta postar.
Trancado