Mudanças na Tradução [04/08/2011]

A nossa tradução chama-se agora Extreme Experience Evolution ou E3. Fique por dentro de atualizações, informações e bug tracker.
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5905
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por _Vinny_ »

Como bem sabem a pouco tempo atrás o código ISO da tradução para o português brasileiro foi alterado de pt_br para pt-br. Pois bem, essa mudança foi errada, pois apenas o código ISO no arquivo common.php deveria ser mudando, mantendo os diretórios como pt_br.

Sabendo disso, eu já havia lido o guia para traduções do phpBB, e todo e qualquer ISO que fosse separado com um traço, o nosso por exemplo, devesse manter o diretório de idioma com o "underline". Eu estava planejando essa mudança futuramente, deveria ter me antecipado para avisa-los antes do lançamento do phpBB 3.0.9, mas fiquei meio sem tempo. Também iria conversar com o líder dos tradutores sobre isso para chegarmos em um concesso.

Porém, na última atualização que fiz da tradução, o Translation Manager, resolveu fazer essa mudança sem me consultar antes, apenas deixou um recado avisando da mudança. Infelizmente, essa mudança sem prévio aviso pode gerar alguma confusão entre os usuários da tradução e desconforto. Tentei reverter a situação, para antes de tudo avisar a comunidade brasileiro, que usa a tradução dessa mudança, porém não tem volta.

O que te fato gerou o problema? A um certo tempo, o antigo Translation Manager, avisou que deveríamos mudar o ISO para pt-br, até ai tudo bem, bastava abrir o commom.php e localizar:

Código: Selecionar todos

'USER_LANG'			=> 'pt_br',
Mudando para:

Código: Selecionar todos

'USER_LANG'			=> 'pt-br',
O erro foi alterar o esquema de diretório também para pt-br, o que foi um grande erro, pois deveria continuar como pt_br.

De fato, muitos usuários continuaram usando o ISO pt_br, apenas atualizando os arquivos. Quanto a isso, não tem problemas, qualquer esquema de diretório funciona bem, o importante o é ISO no common.php.

Apartir de agora, o Suporte phpBB passará a distribuir a tradução com diretório em pt_br.

O que muda para os usuários?
Em termos de tradução, nada. O problema e quando for instalar uma MOD ou inserir botões de estilos, e o esquema de diretórios for diferente.

Qual devo usar?
Ambos os esquemas de diretorios funcionam bem, não tem problema em usar um ou outro, o unico problema seria o descrito acima.

-------

Qualquer dúvida que tiverem sobre essa mudança, por favor postem aqui. Obrigado!

Atenciosamente,
Suporte phpBB
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
smallbreeds
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Mensagens: 702
Registrado em: 13 Out 2010, 13:16
Localização: Florianópolis - SC
Contact:

Re: Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por smallbreeds »

Oi Vinny, eu estou fazendo várias traduções detalhadas de MOD's para postar aqui no SuportephpBB, as últimas 2 postadas então como pt-br. Tem problema? Continuo assim? Ou devo alterar?
Shih Tzu Forum | Small Breeds - Shih Tzu Canil | Versatti Móveis Planejados
Não solicite auxílio por MP. Por favor, utilize o Fórum.
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5905
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Re: Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por _Vinny_ »

smallbreeds, a ultima sua que enviei para a pagina de download, alterei para pt_br, o que deve ser alterado é apenas o diretorio. ;)
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
smallbreeds
Membro Intermediá¡rio
Membro Intermediá¡rio
Mensagens: 702
Registrado em: 13 Out 2010, 13:16
Localização: Florianópolis - SC
Contact:

Re: Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por smallbreeds »

Ok, então vou alterar o diretório nas demais :D
Shih Tzu Forum | Small Breeds - Shih Tzu Canil | Versatti Móveis Planejados
Não solicite auxílio por MP. Por favor, utilize o Fórum.
Avatar do usuário
robra
Membro Sênior
Membro Sênior
Mensagens: 6065
Registrado em: 02 Dez 2010, 22:29

Re: Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por robra »

Vinny.
Antes tinha o pt_br que era o Português(Brasil) e o pt-br que é o Português Brasileiro.
Agora com a alteração e padronização, além da alteração do common.php descrito no início, posso deletar o idioma(pasta) pt_br e renomear o idioma(pasta) pt-br para pt_br ?

Abraço. Imagem
[DICA] Antes de abrir um Novo Tópico, procure saber se a sua dúvida já foi respondida. Pesquise no Google por palavras(em inglês também) relacionadas à ela, somado à palavra "phpbb".
Avatar do usuário
_Vinny_
Administrador
Administrador
Mensagens: 5905
Registrado em: 03 Set 2009, 21:59
Nome Real: Marcus Vinicius
Localização: Macapá, AP - Brasil
Contact:

Re: Mudanças na Tradução [04/08/2011]

Mensagem por _Vinny_ »

Antes tinha o pt_br que era o Português(Brasil) e o pt-br que é o Português Brasileiro.
Não me lembro se eu que mudei para Português Brasileiro, de fato eu achei melhor assim.
Agora com a alteração e padronização, além da alteração do common.php descrito no início
Essa alteração no common .php não é nova, vem desde o phpBB 3.0.7(se não me engano) ou 3.0.8.
posso deletar o idioma(pasta) pt_br e renomear o idioma(pasta) pt-br para pt_br ?
Qualquer diretório de idioma que você renomear, o sistema identificará como um novo pacote para instalação. Eu recomendo duplicar o seu diretório pt-br, renomear para pt_br, instalar o novo pacote(pt_br) e torna-lo padrão.

Infelizmente haverá esse tipo de coisa, pois não foi pensando pelo lider dos tradutores ao fazer a troca. :|
Tradução Português Brasileiro: https://www.phpbb.com/customise/db/tran ... ortuguese/

Precisa de serviços phpBB? Me mande um mensagem privada!
Trancado